Prefeitura de Teresópolis inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

Prefeitura de Teresópolis inicia fiscalização de trânsito por videomonitoramento

A Prefeitura de Teresópolis deu início à fiscalização de trânsito por meio de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos do centro da cidade. A medida, realizada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, visa ampliar a eficiência no monitoramento de infrações em locais de grande circulação.

As câmeras foram instaladas na Rua Waldir Barbosa Moreira, em frente à Rodoviária, nas ruas Carmela Dutra e Duque de Caxias, na Avenida Lúcio Meira (altura do número 1.095) e no entorno da Praça Baltazar da Silveira. A Central de Monitoramento, operada pela Guarda Civil Municipal, conta com cinco câmeras Speed Dome de 360°, que oferecem rotação completa para cobertura ampliada das vias públicas.

De acordo com o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada, a Central de Monitoramento Integrado foi equipada com TVs de 55 polegadas e câmeras de alta resolução para oferecer suporte aos agentes que atuam nas ruas. O monitoramento é realizado 24 horas por dia por dois agentes de trânsito.

A fiscalização remota está prevista na resolução nº 909/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que permite a autuação de condutores e veículos em tempo real por meio de sistemas de videomonitoramento. As vias fiscalizadas estão sinalizadas com placas informando a presença das câmeras.

Entre as infrações monitoradas estão estacionamento irregular, ocupação indevida de vagas de carga e descarga, estacionamento sobre pontes, fila dupla, parada sobre faixa de pedestres e fechamento de cruzamentos. Segundo a legislação, a autoridade de trânsito deve registrar no auto de infração a forma como a irregularidade foi constatada.

A implantação do sistema amplia os recursos disponíveis para a fiscalização do trânsito no município e possibilita o monitoramento remoto das infrações em tempo real.

Informações: ASCOM Teresópolis

Share this content:

Grazi Mattos é estudante de Jornalismo, criadora do Foca na Serra News. Acredita em um jornalismo independente, ético e conectado com a realidade da nossa região.

Você Perdeu!