Defesa Civil emite alerta extremo para chuvas no Rio de Janeiro e reforça monitoramento

Defesa Civil emite alerta extremo para chuvas no Rio de Janeiro e reforça monitoramento

Pela primeira vez, a Defesa Civil do Rio de Janeiro emitiu, na última quarta-feira (29), um “alerta extremo” para pancadas de chuva. O aviso sonoro surpreendeu os cariocas, com celulares vibrando e interrompendo qualquer conteúdo na tela, mesmo no modo silencioso. O sistema, desenvolvido pela Anatel, utiliza a rede de telefonia celular para disseminar informações emergenciais.

Desde o início da tarde de quarta-feira, temporais atingem a Região Metropolitana do estado, e a previsão é de continuidade das chuvas nos próximos dias. Um canal de umidade segue ativo, trazendo risco de chuvas intensas para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (31). A situação permanece crítica até 3 de fevereiro de 2025, com possibilidade de alagamentos, enxurradas, inundações e, principalmente, deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.

A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção a sinais de risco, como trincas em paredes, rachaduras no solo, inclinação de postes e árvores. Caso perceba qualquer um desses indícios, procure um local seguro e acione as autoridades competentes.

https://www.instagram.com/reel/DFgxtjlNsWL/?igsh=YjJoeTc5dnM4ZWNv

Para monitoramento em tempo real das condições meteorológicas, acesse o Painel Cemaden-RJ no site oficial: painelcemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/monitoramento/v2/mapa.

Share this content:

Grazi Mattos é estudante de Jornalismo, criadora do Foca na Serra News. Acredita em um jornalismo independente, ético e conectado com a realidade da nossa região.

Você Perdeu!