Avalanche em Papua Nova Guiné: Mais de 2 Mil Pessoas Soterradas

Avalanche em Papua Nova Guiné: Mais de 2 Mil Pessoas Soterradas

Na manhã de sexta-feira (24), uma avalanche devastou uma cidade remota no norte de Papua Nova Guiné, resultando em mais de 2 mil pessoas soterradas, conforme comunicado pelo Centro Nacional de Desastres do país. A avalanche ocorreu perto da mina de ouro de Porgera, na província de Enga, às 3h (14h de quinta-feira em Brasília), causando destruição significativa e bloqueando a principal estrada de acesso à mina.

A carta enviada pelo Centro Nacional de Desastres ao coordenador da ONU no país destacou a destruição de edifícios e campos, além do impacto econômico. A situação permanece instável, com deslizamentos contínuos que dificultam os esforços de resgate.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que 670 pessoas estão soterradas e que a esperança de encontrá-las vivas está diminuindo. Cerca de 150 casas foram atingidas e mil pessoas foram deslocadas.

A área afetada é conhecida por chuvas intensas e deslizamentos frequentes, e a comunicação e infraestrutura limitadas agravam a situação em Papua Nova Guiné, que, apesar de rica em recursos naturais, enfrenta altos níveis de pobreza. Localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, a região é propensa a frequentes atividades sísmicas e vulcânicas.

Informações via Agencia EFE; Foto: Andrew Ruing via Reuters

Share this content: